TRÂNSITO DE FEIRA DE SANTANA

TRÂNSITO DE FEIRA DE SANTANA
RESPONSABILIDADE E CIDADÂNIA

sábado, 12 de março de 2011

SINALIZANDO E FISCALIZANDO TODA A CIDADE

Ao se dar uma volta pela cidade, tanto no centro quanto nos bairros. É  visível a marca dessa administração do prefeito  Tarcisio Pimenta, com o grande volume de obras, e no que se refere ao nosso órgão,  muitas as obras viárias em andamento ou já concluída , o que demanda mais atuação da secretaria como um todo para atender as demandas por sinalização e mudanças nas vias, para adequá-las a nova realidade de crescimento do município, visando em primeiro lugar a segurança de condutores e pedestres, programas de acessibiliade e uma sinalização eficiente condizente com o porte da nossa cidade, Os agentes estão nas ruas 24 horas para atender a essa demanda e garantir que as normas de circulação e conduta contidas no CTB sejam respeitadas, tirando duvidas e auxiliando a população.
FEIRA DE SANTANA TEM RECEBIDO DO GOVERNO MUNICIPAL, O QUE PODEMOS CHAMAR DE "BANHO DE ASFALTO", CONFERINDO A CIDADE UM ESTATUS CONDIZENTE COM SEU PORTE, ALEM DE LHE AFERIR UMA APARÊNCIA MAIS MODERNA E BONITA, PORÉM SURGE OUTRO PROBLEMA COMO O ABUSO DA VELOCIDADE, O QUE DEMANDA ALÉM DE UMA SINALIZAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL MAIS EFICIENTE, UMA FISCALIZAÇÃO MAIS PRESENTE, PARA RESGUARDAR A SEGURANÇA TANTO DOS CONDUTORES QUANTO DOS PEDESTRES, MESMO O CONTRAN NÃO ACONSELHANDO A COLOCAÇÃO DE LOMBADAS OU POPULARMENTE CHAMADOS DE "QUEBRA-MOLAS", EM NOSSA CIDADE AINDA É NECESSÁRIO A COLOCAÇÃOI DELES EM DETERMINADOS LOCAIS, ASSIM COMO JÁ É FEITO EM TODA A CIDADE A COLOCAÇÃO DE FOTOSENSORES AO LONGO DAS AVENIDAS. "INFELIZMENTE, É UM MAL NECESSÁRIO". PENSEM NISSO!

A SMT NA ERA DIGITAL

Buscando a cada dia a eficientização dos serviços prestados a nossa população, a Superintendência  de Transito vem trabalhando diuturnamente para garantir a população o direito de ir e vir com segurança, sempre respeitando os direitos e sempre trabalhando dentro da lei. A utilização do talonário eletrônico vai possibilitar a diminuição dos erros de preenchimento; maior agilidade na confecção de um Auto de Infração de Trânsito (AIT); confecção do AIT com foto e vídeo; comunicação entre os agentes de modo que possa agilizar a fiscalização; e redução do tempo de trâmite de uma infração agilizando os processos de consistência e julgamento. O equipamento vai permitir consulta a situação cadastral dos veículos e dos condutores para facilitar as ações de fiscalização.

A POPULAÇÃO NÃO DEVE CONFUNDIR ESSA INICIATIVA COMO PREJUDICIAL, UMA VEZ QUE AS NOTIFICAÇÕES DE TRÂNSITO, SÃO UM INSTRUMENTO LEGAL DELEGADO AOS PODERES PÚBLICOS COM JURIDIÇÃO SOBRE A VIA PARA INIBIR OS ABUSOS COMETIDOS POR CONDUTORES, QUE NA MAIORIA DAS VEZES O FAZ POR FALTA DE EDUCAÇÃO, DESLEIXO, DESPREPARO E ACIMA DE TUDO POR IRRESPONSABILIADE PURA. IMAGINEM SE NÃO HOUVESE PUNIÇÃO NENHUMA PARA QUEM INSISTE EM TRANSITAR DA FORMA QUE MELHOR LHE CONVIR. O IDEAL SERIA QUE AS PESSOAS RESPEITASEM AS LEIS DE TRÂNSITO MESMO QUANDO NÃO HOUVESSE UM AGENTE DE TRÂNSITO NO LOCAL, É O PRINCIPIO BÁSICO DA ÉTICA E DA MORAL CIVICA. PENSEM NISSO

quarta-feira, 9 de março de 2011

No dia 09 de julho de 2008 o agente Alan Gama foi covardemente atropelado por um criminoso, que decidiu trabalhar a margem da lei, como se não bastasse todos os riscos que enfrentamos todos os dias, o irresponsável mostrou não dar  valor algum a vida das pessoas e atropelou  intencionalmente o agente de transito que estava no local para cumpri com o seu papel e fazer o BOAT do acidente que minutos antes ele havia causado fugindo da fiscalização. Os agentes já enfrentam as agressões físicas e verbais se lembram agora que estão expostos a um outro risco que os lembra dos perigos da profissão, o de ser atingido por um veiculo já que trabalham nas vias e em muito momentos no meio dela propriamente dito.  O agente foi levado para hospital EMEC e depois de vários exames se constatou o traumatismo craniano sendo preciso a internação na UTI sendo submetido a uma cirurgia no fim da noite para retirada de coágulos continuou na UTI em observação. O trabalho dos agentes soa antipático para algumas pessoas que não querem obedecer as leis de trânsito mas tem reconhecimento da maioria da comunidade da sua necessidade e agradecem as manifestações por parte de todos de  apoio e repudia ao ato covarde do criminoso assim como os demais órgãos da imprensa . Se espera que por parte das autoridades realmente se procure punir o causador deste infeliz acidente.

O INFRATOR FOI PRESO, MAIS NÃO DEMOROU MUITO, RESPONDE EM LIBERDADE, O BOM DE TUDO ISSO É QUE O NOSSO COLEGA SE RECUPEROU 100% E HOJE JÁ NÃO É MAIS AGENTE DE TRÂNSITO E CONTEMPLA OS QUADROS DOS CORREIOS, TOTALMENTE RECUPERADO E FELIZ COM SUA VIDA. GRAÇAS A DEUS  ESTÁ VIVO PARA CONTAR A HISTÓRIA. PENSEM NISSO!

RELEMBRANDO GRANDES COLEGAS DE TRABALHO PARTE 2

Perdemos também outro grande colega e amigo, que foi o agente José Augusto o “potência”, atuava na cidade desde a primeira turma do primeiro concurso era reconhecido pelo seu lado profissional e ético além de excelente companhia nos momentos de lazer já que era figura sempre presente. Pessoa de conhecimento abrangente e experiente era como uma enciclopédia , era estudante de administração geral na FTC onde também deixou muitos amigos saudoso  entre os alunos e professores onde em alguns momentos para os colegas se confundiam o aluno e o professor. Deixou esposa e filho.

DIA 28 DE ABRIL DE 2009 AOS 46 ANOS

O COLEGA FALECEU DEPOIS DE PASSAR UM GRANDE PERIODO DEBILITADO POR CAUSA DE SEÇÕES DE QUIMIOTERAPIA E POR DUAS CIRURGIAS PARA TENTAR RETIRAR UM TUMOR NO ESTÔMAGO, QUE INFELIZMENTE NÃO ATINGIRAM OS EFEITOS ESPERADOS E ACABOU POR TIRA-LO DO NOSSO CONVIVIO, APÓS UM PERIODO INTERNADO NO HOSPITAL UNIMED/FEIRA DE SANTANA.

RELEMBRANDO GRANDES COLEGAS DE TRABALHO

No final de 2008 mais especificamente no ultimo dia do ano perdemos o colega e amigo o agente Roque Almeida Lima, quando se preparava para participar da festa de final de ano em Salvador, foi grande perda para o órgão que no momento acabara de voltar ser agente motociclista e para os colegas em geral, estava contente com as conquistas da vida pessoal e acabara de se casar deixando uma filhinha linda e esposa. Era  estudante de administração geral na FTC onde deixou saudades entre todos os colegas e professores, ele era da primeira turma do primeiro concurso e mesmo com uma deficiência física era um gigante em tudo que fazia.

DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2008 AOS 27 ANOS

NOSSO COLEGA NESTE DIA (31/12/08), PEDIU E FOI LIBERADO MAIS CEDO PARA SE DESLOCAR COM A FAMILIA PARA SALVADOR, ONDE IRIA FESTEJAR A PASSAGEM DE ANO, MAIS INFELISMENTE AS 21 HORAS SOFREU UM EMFARTE QUANDO CAMINHAVA PELO DIQUE DO TORORÓ, E MESMO COM O PRONTO ATENDIMENTO NO POSTO DE SAUDE DO LOCAL, NADA PODERAM FAZER E NÃO HOUVE TEMPO PARA TRANSFERI-LO PARA UM HOSPITAL, FALECENDO QUANDO AINDA RECEBIA OS PRIMEIROS ATENDIAMENTOS.

terça-feira, 8 de março de 2011

COMUNICAR MELHOR, PARA MELHOR SERVIR

Informar a sociedade sobre o trabalho dos agentes de trânsito do município é também uma forma de atualizar as pessoas sobre como acontece o dia dia de todos, porque afinal viver é estar em trânsito. Assim este jornal vem com o propósito de dinamizar e oferecer informações úteis sobre o  trânsito de Feira de Santana, curiosidades, tirar dúvidas sobre a legislação com base no CTB e em resoluções do CONTRAN, tudo  aliado em uma forma objetiva e clara em um jornal feito por profissionais do transito para a sociedade. A visão que a população tem de seus agentes de trânsito é prejudicada por uma de suas atribuições, que é o auto de infração de trânsito e tem um caráter punitivo. Porém não é a sua razão de existir, os agentes tem um papel muito maior, estão por traz quase todos os eventos de relevância do município, sempre nos bastidores cuidando para que tudo saia bem e pedestres possam transitar com segurança e os condutores possam continuar seu percurso. São eles que independente do tempo ou hora estão nas ruas, trabalhando e correndo riscos para garantir a todos o direito mais básico de todos, o de ir e vir. E é obrigação de todos  obedecer as leis de trânsito independente da hora  ou lugar e os agentes em primeiro lugar estão para prestar um serviço essencial para sociedade  e por tanto indispensáveis para uma sociedade organizada. A SMT tem buscado a melhoria do serviço prestado sem deixar pensar no lado humano tanto dos condutores quanto de seus agentes, tudo em nome de um bem maior, servir a população feirense.  

ATENÇÃO, PARE E PENSE

Antigamente, nas cidades de Pompéia e Roma, os pedestres já eram objetos de preocupação e cuidado. As ruas da Roma antiga eram feitas de pedras assentadas uma ao lado da outra. A travessia de pedestres era feita por blocos de pedra quadrados colocados sobre a rua, um sim, um não para que as rodas das carroças e bigas passassem entre os vãos. A "faixa de pedestres"romana tinha como objetivos: a segurança, a facilidade de travessia e também a redução forçada da velocidade das carroças. Tudo isso para adaptar o ambiente ao pedestre e não ao carro, PENSE NISSO!       

segunda-feira, 7 de março de 2011

ORIENTE-SE NO TRÂNSITO E NA VIDA

Circula pela internete, este grande veiculo de informações em massa e de autoria desconhecida, uma informação que vem causando dúvidas e de certa forma prestando uma desinformação aos condutores que diz o seguinte: “NO CASO DE MULTA POR INFRAÇÃO LEVE OU MÉDIA, SE VOCÊ NÃO FOI MULTADO PELO MESMO MOTIVO NOS ULTIMOS 12 MESES, NÃO PRECISA PAGAR A MULTA, É SÓ IR AO DETRAN E PEDIR O FORMULÁRIO PARA CONVERTER A INFRAÇÃO EM ADVERTÊNCIA COM BASE NO ARTIGO 267 DO CTB...” ainda diz sobre quais documentos devem ser apresentados e o prazo para a resposta, como se fosse causa ganha.
Na verdade é uma interpretação do CTB, que diz que a autoridade de trânsito no âmbito de suas competências e raio de atuação (SMT –Município, DETRAN– Estado e PRF –Federal) poderá transformar a notificação em advertência por escrito, nos casos citados no ART 267 do CTB, lembrando que este procedimento só é  cabível enquanto for notificação (defesa prévia) ou seja antes de virar multa (recurso na JARI), porém a lei é muito clara quando diz que “PODERÁ”, ficando a decisão de acatar ou não para a autoridade de trânsito.
Para tentar atingir esta finalidade o condutor deverá entrar com o recurso e usar este argumento se achar que estar dentro do que abrange a citada lei,  e encaminhar sua defesa para a autoridade de transito competente, por que notificações da SMT não podem ser dada entrada por outro órgão,   então não adiantará pegar  no DETRAN  formulário para defesa de uma notificação da SMT ou da PRF, que ambos tem formulários próprios e  competência para julgar o mérito.

EPTRAN - FEIRA DE SANTANA

 Com a criação da EPTRAN de feira, agora as ações do transito e do transporte, terão um respaldo muito maior, porque irá trazer para a nossa sociedade o que é um obrigação descrita pelo próprio código de transito brasileiro –CTB e fundamental para o exercício da cidadania, que é a educação. A Escola Pública de Trânsito terá como finalidades promover a educação para o trânsito, trabalhando a mudança de valores, comportamento e atitudes, através de cursos, ações e projetos educativos; o aperfeiçoamento, a especialização e a capacitação dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que atuam no sistema de transportes e trânsito; o aperfeiçoamento de condutores dos transportes públicos de Feira de Santana; a formação teórica e prática para os candidatos à primeira habilitação; e outras atribuições que vierem a ser estabelecidas no Regimento Interno. Na EPTRAN de Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito irá providenciar o credenciamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN – que a autorizará a ministrar os cursos de formação de condutores de veículo automotor.